O que são as estrias?
As estrias são cicatrizes ocasionadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária de nossa pele. Essas lesões acontecem, normalmente, quando há um estiramento repentino da pele, como acontece no estirão do crescimento, fator hormonal por edemas, na gravidez, por exemplo, e são caracterizadas por linhas paralelas de cor arroxeada, rósea ou branca sobre a superfície da pele.
A estria pode afetar tanto mulheres como os homens, mas também. As estria não causam complicação médica alguma na maior parte dos casos; mas são motivos para preocupação estética, por conta da aparência que tem.
Quais são as causas das estrias?
- Gravidez;
- Puberdade;
- Ganho de peso em um curto período de tempo;
- Excesso de exercícios físicos;
- Colocação de próteses de silicone;
- Uso excessivo de anabolizantes;
- Aumento de estatura abrupto;
- Uso prolongado de corticoides para tratamentos de doenças de pele, como o eczema.
Além desses, outros dois pontos podem ocasionar o aparecimento de estrias: o fator genético e alguns tipos de síndromes, como a síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos.
Quais os sintomas e tipos de estrias?
São classificadas em dois tipos: as de cor rósea, que significa que são lesões recentes, e as de cor esbranquiçada, que significa que já são lesões antigas cicatrizadas. Os locais mais comuns que elas aparecem, estão o abdômen, quadril, costas, ombros, seios, coxas e nádegas.
Os sintomas se limitam, principalmente, às cores que as estrias podem vir a ter. As estrias rosadas, por serem mais recentes, podem vir acompanhadas de leve coceira e inflamação. Além disso, as que são causadas pelo uso de corticoides são em maior quantidade, mais grossas e possuem uma coloração mais escura do que o normal.
Como me prevenir das estrias?
Na gravidez não tem como impedir a barriga de crescer ou de fazer com que o adolescente não cresça quando ele está na fase da puberdade. Mas, mesmo diante disso e por mais que não haja uma maneira que previna em 100% o surgimento de estrias no corpo, algumas medidas, quando são tomadas, podem sim preveni-las ou, ao menos, retardar o seu aparecimento. São elas:
- Manter-se hidratado, bebendo de 2 a 3 litros de água diariamente;
- Manter um peso saudável;
- Massagear a pele com hidratante melhora a circulação e estimula o crescimento de novas camadas de tecido epitelial.
Qual o diagnóstico e o tratamento para as estrias?
Por mais que as estrias não acarretem problemas médicos na maioria das vezes, as que surgem de forma abrupta e são muito largas podem ser sintomas de doenças endocrinológicas.
Na questão de tratamento, cada tipo de estria requer um tratamento diferente do outro. É válido saber que quanto antes começar o tratamento, melhor eficácia ele terá. Para entender melhor qual o melhor jeito de cuidar das suas lesões:
Tratamento de estrias róseas (novas- recentes)
Para tratar as estrias mais recentes, você pode recorrer a dois tipos de tratamentos:
Esfoliação da pele:
Creme para estrias:
Tratamento de estrias esbranquiçadas (antigas)

Microagulhamento:
Carboxiterapia:
Dermoabrasão:
Peeling de ácido retinóico:
Laser de CO2:
NUNCA se automedique. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico.
Geralmente, os melhores resultados provêm quando mais de uma forma de tratamento é utilizada. Portanto, não se esqueça de se consultar com um especialista antes de aderir a um desses tratamentos citados. O acompanhamento de um profissional da Estética é de extrema importância, tanto para a eliminação das estrias, quanto para qualquer outra condição dermatológica.
Referências
http://www.mdsaude.com/2011/12/estrias-tratamento.html
https://minutosaudavel.com.br
http://www.tuasaude.com/tratamento-para-estrias/
http://www.your.md/condition/stretch-marks
http://www.tuasaude.com/tratamento-para-estrias/
http://www.your.md/condition/stretch-marks

Nenhum comentário:
Postar um comentário