![]()
Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que apresentou os princípios desta terapia natural.
É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
A Osteopatia deve ser desmistificada, pois está baseada na anatomia, na fisiologia e semiologia, não deve ser considerada esotérica e sim cartesiana, não há receitas, mas sim um tratamento que se baseia em exame clínico. O exame osteopático deve levar a um acto terapêutico.
A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.
Dentro da filosofia osteopática a importância dada aos processos naturais do corpo é enorme e, por esse motivo, grande parte dos conceitos osteopáticos e mesmo seus procedimentos de tratamento são pautados nos mecanismos reguladores do sistema nervoso central e autônomo, ou seja, na intervenção terapêutica do fisioterapeuta e osteopata.
Osteopatia: ajudando ao seu bem-estar
Um bebé tem de suportar as tensões do nascimento e uma criança pode ter otites frequentes e/ou infecções no tórax. A criança em idade escolar transporta mochilas pesadas e o estudante gasta muitas horas à frente do portátil teclando inclinado muitas vezes sentado à secretária e com uma postura incorreta.
Pessoas que praticam desporto muitas vezes levam o corpo ao limite e aumentam a pressão sobre músculos e ligamentos.
Com o avançar da idade os ligamentos endurecem e a circulação sanguínea reduz a velocidade dos nossos movimentos. Estas são actividades que a longo prazo podem provocar lesões que um Osteopata pode tratar.
Problemas de Coluna
Associados aos problemas de coluna, podem surgir não só dores nas costas, mas também em áreas afastadas como glúteos, virilhas, ancas e pernas (geralmente conhecida como ciática). Os problemas na coluna e pescoço podem causar sintomas como tonturas, dores de cabeça, dormência dos membros superiores e outros.
O Osteopata é um profissional qualificado para diagnosticar esses problemas e tratá-los. Os Osteopatas trataram milhares de pacientes eficazmente durante os últimos cem anos e esse sucesso continuado é demonstrado através de resultados seguros e práticos.
Como o Osteopata pode ajudar?
Quando jovem o corpo pode adaptar-se facilmente à tensão mas com o avançar da idade perde alguma elasticidade, flexibilidade e a capacidade de se adaptar às mudanças.
Em particular, isto aplica-se aos discos entre as vértebras e à cartilagem em geral. Estes exigem um movimento regular para assegurar a circulação local, nutrição e fluidez dos tecidos circunvizinhos.
O Osteopata pode ajudá-lo a manter uma coluna e articulações saudáveis, através de técnicas apropriadas à sua situação. Explicará claramente qual é o seu problema bem como aconselhá-lo-á exercícios específicos como tratamentos de auto-ajuda.
10 conselhos para cuidar da sua coluna
1.Continue a movimentar-se e a mexer;
2.Faça exercício regularmente;
3.Faça intervalos frequentes entre tarefas repetitivas e varie o ritmo;
4.Mude frequentemente de posição e evite a corcunda de computador;
5.Alterne trabalho pesado com outro mais leve;
6.Ajuste os acentos do carro e em viagens longas faça paragens para se movimentar;
7.Vigie a postura das crianças e não os deixe levar as mochilas num só ombro;
8.Evite a tensão especialmente ao carregar os sacos de compras muito pesados ou transportar crianças pequenas ao colo;
9.Verifique se o seu colchão ainda está em condições para dormir numa posição correcta;
10.Procure conselho osteopático mais cedo em vez de depois de sofrer as lesões.