A prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade é muito antiga. Antigos médicos gregos e romanos diziam que a massagem era um dos principais meios de curar e aliviar a dor. Hipócrates escreveu que “o médico deve ter experiência em muitas coisas, mas deve ter habilidade na fricção”. Por isso hoje tem a reabilitação motora feita por Fisioterapeutas. Para sanar a asma, um famoso naturista romano, Plínio, foi submetido regularmente a fricções. Já para aliviar a neuralgia e as dores de cabeça, Júlio César, que sofria de epilepsia, era massageado diariamente.
O filósofo e médico árabe Avicena conta na sua obra “Cânone” que o objetivo da massagem é “a dispersão das matérias estéreis que se encontram nos músculos e não são expelidas pelo exercício”. Segundo pesquisas as quais realizei durantes estes anos de exercício da profissão pude perceber através de dados científicos que o toque dá abertura a sensibilidades muitas das vezes escondidas no ser humano, pude constatar que a diminuição da violência é apenas um dos inúmeros benefícios que o toque pode trazer às pessoas.
O contato físico tem um poder bem mais amplo que o de tratar lesões musculares; além de aliviar o estresse e a ansiedade (e seus reflexos no comportamento e no metabolismo), traz efeitos positivos no crescimento, na respiração, nas ondas cerebrais, na freqüência cardíaca e até no sistema imunológico, ajudando no combate às doenças. "O problema é que as pessoas se tocam cada vez menos"
A massagem pode ser estimulante ou calmante, reconstituinte ou tonificadora. E uma coisa é fato: relaxa e equilibra física e mentalmente! São utilizadas técnicas especiais que associam deslizamentos longos e profundos, alongamentos que trabalham internamente o autoconhecimento, que dão sensação de paz e tranqüilidade para auxiliar as pessoas ao bem-estar.
Há dois grupos grandes que se destacam: as massagens com óleos ou cremes e as massagens "secas". Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins, desde massagens para bebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado.
Aromaterapia, Ayurvédica, Drenagem Linfática, Lomilomi, Massagem An-Má, Massagem Anti-stress, Massagem Balinesa, Massagem Clássica Ocidental, Massagem com pedras quentes, Massagem Desportiva, Massagem Integrativa ou Massoterapia, Massagem Modeladora, Massagem Rítmica Bioenergética, Massagem Sueca, Massagem Tailandesa, Massagem Turbinada, Reflexologia, Senegalês, Shantala, Shiatsu, Terapia Neuromuscular, Thai Yoga, Trio Reflexo, Tui Na... Que tal conhecê-las? Descubra o poder do toque destas técnicas e relaxe e viva muito melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário