quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MICROFISIOTERAPIA: A cura através do toque

É uma técnica manual que identifica a causa primaria de uma doença ou sintoma e estimula a auto cura do organismo para que o corpo inicie o processo de eliminação.
Através da micropalpação o fisioterapeuta procura no corpo onde estas memórias se instalaram e então realiza manualmente atos que simulam a agressão e estimulem o corpo a eliminar a doença promovendo a saúde.
Essa agressão primaria, deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, estes traços ficam guardados na memória do tecido, pois o sistema imunológico não conseguiu eliminar o agressor.
O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou evento que perturbou o individuo para ajudar o corpo a promover a auto cura.

Seus princípios de cura são semelhantes aos da homeopatia, já que ambas seguem duas leis:

1- cura pelo infinitesimal – medicamento diluído, a palpação mínima

2- cura pelo semelhante – o semelhante cura o semelhante.

Não se opõe a medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc...). Como esta técnica não age diretamente no sintoma como um remédio de emergência, mas sim em sua causa, ambos são complementares.
Não tem contra-indicação nenhuma, portanto, todos podem se beneficiar.
É indicada para qualquer idade, desde recém nascidos até jovens ou pessoas em idade avançada, portadores ou não de necessidades especiais e trabalha tanto na causa primária de um sintoma como também na prevenção.

CONTATO

1- Auto-Cura – todo ser vivo é capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de auto gestão e auto correção, que esta na base da imunologia e cicatrização. O corpo pode reconhecer seu agressor e se defender, mas quando a agressão é muito forte ou chega de surpresa e o corpo não reconhece o agressor, esta capacidade de se defender não se manifesta e os sintomas da doença se instalam. O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de auto-cura.

2- Cicatriz Patológica – é o vestígio deixado pelo agressor no corpo. Isto acontece quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte. Esta cicatriz deforma a célula e atrapalha sua função; o local onde a cicatriz se instala se caracteriza pela diminuição ou perda de vitalidade e então desencadeia os sintomas.

3- Correção Homeopática – De acordo com o grande principio da homeopatia, o gesto da correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (sobre a cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro).

4- Micropalpação – é o gesto utilizado pelo terapeuta para trabalhar. É sempre utilizada as duas mãos em um movimento de aproximação entre elas. É a sensação entre as duas mãos que diz se o ritmo vital esta em bom estado de funcionamento dos tecidos ou se há perda de ritmo vital (percebe-se algo denso entre as mãos).

1- Prevenção de doenças;

2- Para atletas

3- Síndrome do pânico

4- Depressão bipolar

5- Alergias em geral

6- Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias...entre outras)

7- Traumas físicos (torções, luxações, acidentes de automóveis...entre outros)

8- Traumas emocionais (perdas de pessoas queridas, rejeições, depressões, assaltos, entre outros)

9- Rinites

10- Fibromialgia

11- Ansiedade

12- Fobias

13- Problemas escolares (dificuldade de aprendizagem)

14- Falta de atenção e concentração

15- Hiperatividade

16- Agressividade...

17- Problemas Urogenitais...

Entre outros. Isso por que a microfisioterapia não se opõe à medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc...); essa técnica não age diretamente no sintoma como um remédio de emergência, mas que em sua causa por isso ambos são complementares. Pode ser realizada em qualquer idade (inclusive recém-nascidos portadores ou não de necessidades especiais); jovens; adultos e idosos; esportistas e todos a lesões que querem prevenir patologias.

Como ocorre a sessão

Após as informações adquiridas pela avaliação sobre as dores e disfunções das quais os pacientes sofrem (queixas do paciente), o terapeuta pede ao paciente para se deitar à maca com suas pernas levemente flexionadas. Então, com as mãos, ele palpa os sintomas, por exemplo, a zona da qual o paciente sofre. Essa primeira palpação se faz de variadas maneiras sempre com as duas mãos: Com pressão, toque, rotação, aspiração, etc...Então já é possível identificar a disfunção do tecido e ter uma pequena idéia da origem dessa desordem.
O estudo é feito começando pelas lesões traumáticas que são as mais fáceis de achar, corrigir e reproduzi-las em experiência, nos deixando resolver muitas das seqüelas dolorosas. A direção dessa leitura é a lei de evolução como foi apresentada na embriologia, filogênese e biogênese. A microfisioterapia vai agir na reprodução, de acordo com a data homeopática, de uma maneira similar e sutil, a agressão primitiva colocando a auto correção que não tinha funcionado de volta na estrada mesmo após dezenas de anos.
O tratamento começa somente quando se deixa o sintoma para controlar os tecidos por gestos metodológicos no corpo onde estão os traços e as memórias dos eventos responsáveis pelo distúrbio. A estimulação é feita entre as porções de uma unidade que preserva a memória do evento no qual está na origem da desordem, o local onde ela apareceu. O terapeuta irá reinformar então a organização do ocorrido para permiti-lo reagir esse evento. Todas as variáveis que preservam as causas conhecidas de disfunção são controladas e "limpas". No final o terapeuta volta a palpar os sintomas iniciais para confirmar se algo mais aparece nesse nível. A duração da consulta e tratamento é normalmente de 45minutos.
Depois da sessão, é preciso um tempo para o corpo se auto corrigir. É mais ou menos como quando fraturamos um osso, esperamos um tempo para a correção do problema depois que engessamos a área fraturada. Sendo assim, o intervalo entre as sessões deve ser de aproximadamente 60 dias.

REAÇÕES

Como o corpo foi estimulado a eliminar os agentes agressores, poderão surgir reações físicas e/ou emocionais geralmente sutis, muitas vezes imperceptíveis, que devem desaparecer em dias ou semanas. Geralmente ocorre sensação de cansaço dentro de 48 horas.
A técnica foi criada pelos franceses Daniel Grosjean e Patrici Bénini. Sua elaboração e formulação se deram na década de 70 quando se iniciaram experimentos baseados na embriologia e filogênese e na década de 1980 surgiu o nome MICROKINESITHERAPIE.
A técnica propõe que a partir de micro palpações na pele desencadeia processo de auto cura de lesões e traumas físicos, emocionais e tóxicos, evitando a degradação dos tecidos e estimulando suas funções.
Cerca de 42 estudos científicos foram realizados, estes também incluem as missões humanitárias, que acontecem em paises desfavorecidos e marcados por desastres como o acidente nuclear em Chernobil, na ucrânia, as crianças abandonadas na rússia e regiões da África ocidental.
Atualmente, há cerca de 5000 microficioterapeutas atuando na Europa. A maioria na França e Bélgica. No Brasil a técnica começou a ser difundida em 2005 e ainda há poucos profissionais atuando na área, somos um total (parcial de 100 profissionais registrados)