quinta-feira, 27 de maio de 2010

SÍNDROME DO PÂNICO E A ACUPUNTURA

Segundo a MTC, a síndrome do pânico é causada devido a um esgotamento de "energia", que é a essência da energia do rim. Entre os cinco elementos, o Rim é o órgão que se relaciona com o medo e o pânico dentro dos padrões patológicos da Medicina Tradicional Chinesa.
Segundo a MTC, os cinco elementos da energia da natureza são representadas por Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.
Elas representam tudo o que existe no universo, ou seja, a interação entre o micro e o macrocosmo. Portanto, esses cinco elementos estão intrinsecamente ligados à nossa personalidade.
Por essa ótica, a MTC considera que o ambiente, influencia diretamente em nosso estado físico e emocional, bem como nossa personalidade.
Os cinco elementos estão relacionados aos órgãos e aos temperamentos. A energia do rim (elemento água) representa os sentidos de ação e reação e se relaciona com o medo e o pânico.
Basta observar que em momentos de medo extremo, pavor, pânico, é comum notar que muitas pessoas tendem a perder o controle urinário e urinam na roupa.
As causas do esgotamento do Jing (essência vital) são o excesso de esforço físico e mental, trabalhar demais, doenças crônicas, fatores traumáticos, devido a uma atividade física muito intensa, dieta e sono desregrados e até mesmo a perda de energia em conseqüência do parto.
O homem perde essa essência vital a cada ejaculação. A mulher perde muita dessa mesma essência a cada gravidez.
Num processo crônico perde-se muito Xue que é a contra-parte etérea do nosso sangue, que é o esgotamento da energia perdida no parto conforme citado anteriormente.
Essa energia se encontra em neurotransmissores e neuropeptídios como a serotonina. Isso também pode ser ocasionado por fatores traumáticos causados por doenças graves.
O mecanismo da harmonia da energia Ch'i (energia vital) e do Xue fortalecem o Jing e a energia do rim assim se consolida.
Daí, o esvaziamento da energia do rim é fruto do esgotamento das energias Ch'i e Xue.
Para entender melhor o que ocorre na Síndrome do Pânico, vamos visualizar a seguinte situação:

Imagine que você tem uma casa com três moradores, um chuveiro elétrico, um aparelho de ar refrigerado, uma geladeira, um aspirador de pó (que você usa somente uma vez por semana) e uma piscina na qual você liga a bomba d'água somente de 10 em 10 dias.
Até que um dia você recebe visitas de seus familiares. Chegam em sua casa 20 pessoas para passar 10 dias com você.
O chuveiro que era usado em média 3 vezes ao dia, passará a ser usado por mais de 20 vezes, a bomba da piscina terá que ser usada quase diariamente, o ar refrigerado terá que ser trocado por um maior e ficará ligado o dia todo, etc...
O resultado disso será uma sobrecarga em sua corrente elétrica e isso desarmará o disjuntor, que não estava preparado/acostumado com tamanho consumo ao mesmo tempo. E caso esse disjuntor não desarme, ocorrerá uma pane geral e sua casa pode até mesmo pegar fogo.
A Síndrome do Pânico é algo como um disjuntor que se desarmou. Como se ocorresse um "apagão" interno.
É uma estagnação do sistema que nutre os órgãos e vísceras do seu corpo, comunicando que houve uma sobrecarga e que todos resolveram parar ao mesmo tempo para justamente lhe preservar. Daí muitas vezes a sensação de incapacidade ou impotência sentida durante a crise.
Remédios antidepressivos à base de fluoxetina, para tratamento da síndrome do pânico, têm eficácia principalmente na fase aguda da doença, mas eles não promovem a sua cura, mas apenas a remissão dos sintomas.
O combate efetivo seria desligar os aparelhos que não precisam estar ligados e, no caso do corpo humano, combater os fatores de estresse e preocupação que geraram a Síndrome do Pânico.
Para isso é necessário: relaxamento, mudança de planos de vida, atividade física moderada, meditação, dieta, sonos regulares, psicoterapia. Enfim, mudanças de hábitos de vida.
A acupuntura tem o papel de restabelecer "a ordem" dentro da desordem causada pelos fatores citados.
Como já dito, na fase aguda, muitas vezes o tratamento medicamentoso pode ser insubstituível, mas não é curativo e sim paliativo.
A acupuntura além de prevenir e combater a Síndrome do Pânico, consegue alinhar as energias dos meridianos consumidos pelos agentes causadores do problema e manter o paciente sem os incômodos sintomas que tanto atrapalham a vida dos portadores desse terrível problema do mundo moderno.

fonte:http://www.acupunturaesaude.com.br/

LIFTIN 4 CAPAS, A MAIS NOVA TECNOLOGIA EM RETARDO DO ENVELHECIMENTO


PRODERMIC é a linha criada por Euroargentina com uma filosofia de respeito e cuidado para a pele sensível (jovem ou madura), com produtos baseados em ingredientes naturais desensibilizantes e protetores.
ProDermic em sua gama facial protege, desensibiliza e reforça as defesas naturais da pele frente aos radicais livres e frente à ação irritante dos fatores ambientais agressivos.
A pele oleosa sensível, desidratada sensível, envelhecida sensível, desvitalizada sensível.... tem nos séruns e concentrados de ProDermic o caminho a uma nova qualidade de vida na cutis. Desenvolveu este tratamento para a pele que evidência sinais de envelhecimento: flacidez, rugas, sequidão e perda de luminosidade. Mediante o uso de ativos combinados em um procedimento seqüencial de luxo, contribuímos a suavizar e retardar os efeitos do tempo, proporcionando turgência e elasticidade à pele.

IRIDOLOGIA: Diagnóstico através dos olhos


A medicina natural mais usada em todo o Oriente Médio, o diagnóstico através da Iris de seus olhos: Todos nós sabemos que nossos olhos são a janela do nosso corpo e a iris é uma das estrutura mais complexa do corpo humano. E é através dela fazer um check-up do nosso estado de saúde,   descobrindo eventuais desequilíbrios. O corpo transmite à íris, através de sinais, marcas, alterações de cor e de padrões, um quadro clínico físico e/ou emocional da pessoa em questão. Uma técnica que permite “olhar para dentro do corpo” e verificar o funcionamento do organismo, descobrir quais as zonas mais fortes e quais aquelas que estão sobrecarregadas com toxinas.A í­ris das crianças tendem a ser mais limpas do que as dos adultos porque a intoxicação do organismo,seja por remédios, agrotóxicos, ar ou alimentação, geram manchas que encobrem os sinais de outras disfunções.


  Porém, importa esclarecer que a análise iridológica não determina se uma pessoa sofre de determinada patologia, mas alerta para a existência de alguma instabilidade ou inflação em algum órgão ou estrutura. Apresenta-se, acima de tudo, como um método de diagnóstico precoce e de prevenção, revelando a origem do mal-estar físico, psíquico ou emocional.

ALIMENTAÇÃO X DEPRESSÃO


A depressão é uma doença que necessita sem dúvida de apoio psicológico e acompanhamento psiquiátrico. Entre os sintomas podem ser incluídos falta de apetite, acompanhada de má alimentação e perda de peso, ou até aumento de apetite com ganho de peso.
Uma alimentação equilibrada, porém, é importante para manter o organismo com todos os nutrientes essenciais a vida proporcionando maior disposição e alegria.
Dê adeus a ansiedade, depressão e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.
ALFACE:

Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

BANANA:

De acordo com recentes pesquisas, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.
A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia.

ESPINAFRE:

A verdura contém potássio e ácido fólico, que juntos podem prevenir a depressão.

PEIXES:
Entre as carnes poderia estar dando preferência as delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade.

JABUTICABA:
Nessa frutinha encontramos vitaminas do complexo B que agem como antidepressivos.

OVOS:
Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.

UVA:

Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

Alguns estudiosos e nós acreditamos que a alimentação tem efetivamente uma participação importante para evitar a depressão. Além do que já foi dito anteriormente sobre alguns alimentos, vão aqui algumas dicas que poderão estar colaborando para diminuir sintomas e auxiliar no combate a Depressão.

* Diminuição da ingestão de açúcares

* Evite cafeína

* Use e abuse das frutas e verduras

* Prefira alimentos que contenham baixos teores de gordura (Um estudo feito durante 5 anos nos Estados Unidos, mostrou que homens e mulheres que seguiram uma dieta de 20 a 30% de calorias relacionadas à gordura, apresentaram não só uma diminuição de colesterol, como também uma diminuição da depressão)

* Evite alimentos industrializados

Fonte: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1092